Beautiful Landscape

Agradecimentos e gratidão

Dizem que não é fácil agradecer, mas eu acho bem mais difícil lembrar de todas as pessoas que merecem gratidão. Por mais coisas complicadas que eu precise enfrentar, sempre tem muita gente envolvida me ajudando e, por isso, acabo nem sempre dizendo o quanto alguém foi importante para mim ou para um momento decisivo.


Ontem, dia 15 de abril, lancei mais um livro pela Amazon, Queda e Redenção. Foi o primeiro do ano e o meu décimo livro publicado na plataforma. Dediquei esse livro a duas pessoas que, sem elas, não haveria livro – mas elas não foram as únicas que devem receber uma palavra minha de agradecimento, por isso escrevi uma postagem para isso.


O processo criativo é engraçado. Eu tinha a história na cabeça, faltava a inspiração bater para que a narrativa se formasse. Eu tinha que transformar as ideias em palavras e elas só vieram depois de dois momentos cruciais: quando a Ana Flávia me apresentou o muso desse livro e quando a Sarah Summers fez uma playlist maravilhosa para me ajudar na inspiração.


Epa, como assim você tem um muso para essa história? Eu não tinha, mas passei a ter. Ele apareceu dando um carrinho por trás sem bola (opa, não foi bem assim, isso seria falta e ele é goleiro, seria pênalti!) e me derrubou sem pena, fazendo com que eu não conseguisse mais enxergar o detetive Alvarez como alguém diferente dele. Meu muso deu a expressão, a corporeidade e o sorriso do meu personagem principal e isso foi fundamental para que a história fluísse.


Já a playlist – sem música, não há livro. Eu não escrevo, eu travo, eu não produzo. Foi assim que, ao som de MDO, Luis Fonsi, Reik, Thalia, Camila e outras “sofrências” do latinpop, eu consegui finalizar Queda e Redenção em um tempo bem recorde para mim. E eu não teria chegado a essas preciosidades sem a ajuda da Sarah.


Mas, antes disso, eu ainda enfrentei o dilema do nome! Sim, o nome do detetive seria outro, totalmente diferente desse. Por algum motivo, o nome Marcelo Aguiar surgiu na minha cabeça e não consegui mais me livrar dele, mesmo que eu não o quisesse. Como consegui outro nome? Como chegamos a Luiz Fernando Alvarez? Com a ajuda fundamental de uma turma muito animada do 5º período noturno de Direito da São Camilo, com protagonismo da Amanda e do Gabriel. E foi Gabriel que decidiu pelo nome, batendo o martelo pelo “Fernando”. Casou o nome com o muso? Na mesma hora.


Depois que o livro começou a ser publicado no Wattpad, a ajuda veio, como sempre, das leitoras. A mulherada maravilhosa que aparece por lá para surtar comigo, para comentar cada parágrafo (às vezes até mais de uma vez por parágrafo), para disputar meus homens literários e para transformar o processo de escrita em algo divertido e animado. Alguns nomes se destacaram, entre eles a Tamara que está em todas, a Ana Flávia e a Alliscya que, mesmo entre provas e trabalhos, sempre prestigiam meus livros, a Fran, a Márcia e a Ana Paula, minhas leitoras já recorrentes que me acompanham desde outros livros.


Em Queda e Redenção também conheci leitoras novas. Menção especial para a Daiane, que surgiu na história e incorporou os surtos, e para a @kmayumi00, cujo nome eu ainda não sei, mas que está acompanhando também essa trama. As duas já no livro dois!


E, quando eu precisava de um brainstorming, eu contava sempre com algumas ajudas especiais do grupo de leitoras e escritoras que frequento. Contei com a Karina, que me aguenta no whatsapp enquanto dramatizo o universo literário e a eterna dificuldade de conseguir um lugar ao sol. Também contei com a Verona, uma leitora maravilhosa que me deu todo feedback necessário e as ideias para essa capa linda que foi produzida. Ficamos até tarde conversando e testando versões e, sem ela nessa ajuda, eu não teria capa! E ainda tem Jamile, parceira linda que não perde a oportunidade de ajudar e colocar a gente para cima, e que também deu pitacos nas capas.


Deixo aqui meus agradecimentos a todas e todos vocês. Por tornarem a vida mais fácil e o caminho mais divertido, minha gratidão.

2 visualizações

Tatiana Mareto @ 2020 - Todos os direitos reservados.

As obras deste site estão protegidas pela Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais), independentemente de registro.

Créditos de imagens: Unsplash | FreePik

No Instagram!