O dialeto Mohegan-Pequot-Montauk

Voltamos com as pesquisas para o livro e, dessa vez, cheguei com o idioma falado pela tribo de Hurit.

Descobri que os Shinnecock são o que eles chamam de “algonqiuan-speaking”, ou seja, são um povo que adota o idioma algonquiano – que, como praticamente todos os idiomas falados por muitas pessoas e por territórios muito extensos, possui variações e dialetos.


As fontes de pesquisa indicaram que o dialeto falado pelos Shinnecock era o Mohegan-Pequot-Montauk, o mesmo falado por seus vizinhos Montauketts. Com a colonização e a aculturação sofrida pelos povos nativos, as crianças eram ensinadas em inglês e proibidas de se expressarem em seus idiomas – o que fez com que o dialeto se perdesse com o tempo.


Fontes também indicam que os Shinnecock desenvolvem projetos para fazer renascer seu idioma ancestral – que deixou de ser falado tanto fora quanto dentro do território.


O que achei mais próximo das palavras faladas pela tribo de Hurit foi um dicionário de Mohegan, disponível gratuitamente na internet e revisado pelo Counsil of Elders da tribo Mohegan. Se quiserem conhecer, só visitar o link https://rmc.library.cornell.edu/pdf/MoheganDictionary.pdf


Há também um glossário do dialeto Mohegan-Pequot para download aqui nesse link: https://pure.mpg.de/rest/items/item_1933090_3/component/file_1933088/content. Uso os dois, mas as palavras parecem equivalentes em sonoridade.


Encontrei outros dicionários, mas estavam indisponíveis para compra, ou são estrangeiros e levarão semanas para chegar ao Brasil.



Infelizmente, como a história se passa em 1899, os jovens da tribo já falavam mais inglês do que Mohegan-Pequot e, por isso, apenas algumas palavras-chave foram escolhidas para figurar no livro.


PS: como todas as pesquisas são feitas em inglês, há coisas que eu não sei traduzir ou simplesmente não vislumbro uma boa tradução. Quando me aprofundo em outro idioma eu penso naquele idioma e não consigo trazer para o português algumas expressões ou palavras.


Photo by Romain Vignes on Unsplash

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Tatiana Mareto @ 2020 - Todos os direitos reservados.

As obras deste site estão protegidas pela Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais), independentemente de registro.

Créditos de imagens: Unsplash | FreePik

  • Amazon ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Pinterest
  • Twitter

NO INSTAGRAM